A adolescência constitui o período de transição entre a infância e a idade adulta, caracterizando-se por profundas mudanças corporais e na forma como o jovem se relaciona com o mundo que o rodeia. As múltiplas alterações físicas, sexuais, cognitivas, sociais e emocionais que ocorrem durante este período podem gerar expectativa e ansiedade tanto nas crianças como nas suas famílias. A compreensão do que se pode esperar em cada fase promove um desenvolvimento saudável durante a adolescência e no início da idade adulta.
Início da Adolescência ou Pré-Adolescência (10 aos 13 anos)
Durante esta fase, observa-se uma aceleração do crescimento físico. Surgem outras alterações corporais, nomeadamente o aparecimento de pelos axilares e púbicos, o desenvolvimento mamário nas raparigas e o aumento do volume testicular nos rapazes. Estas alterações iniciam-se geralmente um a dois anos mais cedo nas raparigas, podendo começar aos 8 anos nas raparigas e aos 9 anos nos rapazes, dentro
da normalidade. A menarca (primeira menstruação) ocorre, em média, aos 12 anos, habitualmente 2 a 3 anos após o início do desenvolvimento mamário.
Estas transformações corporais podem despertar curiosidade e ansiedade, especialmente quando há desconhecimento sobre o que esperar ou sobre o que é normal. Algumas crianças podem questionar a sua identidade de género nesta fase, sendo o início da puberdade particularmente desafiante para crianças transgénero.
Os jovens adolescentes apresentam um pensamento concreto, dicotómico. As situações são interpretadas como certas ou erradas, extraordinárias ou terríveis, sem grandes nuances. É característico desta fase o egocentrismo, com os jovens a focarem o pensamento em si próprios. Como consequência, os pré-adolescentes e adolescentes frequentemente manifestam autoconsciência relativamente à sua aparência e sentem- se constantemente avaliados pelos seus pares.
Os pré-adolescentes manifestam uma crescente necessidade de privacidade, começando a explorar formas de independência relativamente à família. Neste processo, podem ultrapassar limites e reagir intensamente quando os pais ou tutores reforçam as fronteiras estabelecidas.
Adolescência Intermédia (14-17 anos)
As alterações físicas da puberdade prosseguem durante esta fase. A maioria dos rapazes inicia o seu surto de crescimento, continuando as mudanças pubertárias. Podem surgir alterações na voz, com algumas oscilações durante o processo de mudança para um timbre mais grave. O acne é frequente nesta fase. Nas raparigas, as alterações físicas encontram-se praticamente concluídas, tendo a maioria ciclos menstruais regulares.
Nesta idade, muitos adolescentes desenvolvem interesse por relações românticas e sexuais. Podem questionar e explorar a sua identidade sexual, processo que pode ser particularmente difícil sem o apoio adequado dos pares, familiares ou comunidade. A autoestimulação, ou masturbação, constitui uma forma típica de exploração da sexualidade comum a todos os géneros.
Os adolescentes nesta fase têm frequentemente mais discussões com os pais enquanto procuram maior independência. O tempo dedicado à família diminui, privilegiando-se o convívio com os amigos. Demonstram grande preocupação com a aparência, sendo esta a fase em que a pressão dos pares atinge o seu máximo.
O cérebro continua o seu processo de maturação, mantendo ainda diferenças significativas comparativamente ao funcionamento cerebral do adulto. Este facto deve- se principalmente aos lobos frontais serem as últimas áreas cerebrais a amadurecer, processo que se prolonga até cerca dos 25 anos. Os lobos frontais desempenham um
papel fundamental na coordenação de processos complexos de tomada de decisão, controlo de impulsos e capacidade de considerar múltiplas opções e consequências.
Os adolescentes nesta fase desenvolvem maior capacidade de pensamento abstrato e de consideração do "panorama geral", embora possam ter dificuldade em aplicar este pensamento no momento presente. Por exemplo, podem ter pensamentos como:
• "As minhas notas a matemática estão razoáveis e quero muito ver este filme... Faltar um dia ao estudo não terá importância."
• "Será mesmo necessário usar preservativo se a minha namorada tomar a pílula?"
• "A cannabis é legal, pelo que não deve ser assim tão prejudicial."
Embora possam compreender a lógica de evitar riscos em abstracto, as emoções intensas frequentemente predominam nas suas decisões quando os impulsos estão envolvidos.
Adolescência Tardia (18-21 anos... e mais além)
Os adolescentes tardios geralmente completam o desenvolvimento físico e atingem a altura definitiva. Demonstram maior controlo de impulsos e maior capacidade de avaliação de riscos e benefícios. Comparativamente com o adolescente intermédio, os jovens nesta fase podem elaborar pensamentos como:
-
"Apesar de gostar muito dos filmes do Paul Rudd, preciso de estudar para o exame final."
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"Devo usar preservativo... Mesmo que a minha namorada tome contraceptivos orais, estes não são 100% eficazes na prevenção da gravidez."
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"Embora a cannabis seja legal, estou preocupad@... Poderá afectar o meu humor e desempenho no
trabalho/escola..."
Os adolescentes que transitam para a idade adulta desenvolvem uma noção mais sólida da sua individualidade e identificam os seus próprios valores. Demonstram maior foco no futuro, baseando as decisões nas suas aspirações e ideais.
As amizades e relações românticas tornam-se mais estáveis. Estabelecem maior independência emocional e física relativamente à família. Contudo, muitos reconstroem uma relação
"adulta" com os pais, considerando-os mais como iguais a quem recorrer para aconselhamento e discussão de temas maduros, em vez de figuras de autoridade.
Como Apoiar o Seu Filho Durante a Adolescência
As famílias frequentemente enfrentam desafios na adaptação à mudança das dinâmicas relacionais durante a adolescência. No entanto, os pais mantêm-se como suporte fundamental durante todo este período.
Sugerem-se algumas estratégias:
Prepare o seu filho para as alterações corporais. Informe-se sobre a puberdade e explique as mudanças expectáveis. Tranquilize-o quanto à normalidade das alterações físicas e da emergência da sexualidade no desenvolvimento saudável. Permita espaço para questões, respeitando o ritmo individual.
Inicie precocemente conversas sobre temas importantes. Mantenha uma comunicação aberta sobre relações saudáveis, sexualidade, consentimento e segurança (incluindo prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, gravidez e consumo de substâncias). O estabelecimento destas conversas no início da adolescência facilita discussões posteriores.Mantenha um diálogo positivo com o seu filho. Realce as suas qualidades e celebre os seus sucessos!!
Proporcione apoio e estabeleça limites claros com expectativas elevadas mas razoáveis. Defina regras claras e adequadas relativamente a horários, envolvimento escolar e utilização de dispositivos electrónicos. Simultaneamente, permita uma progressiva autonomia à medida que o seu filho assume responsabilidades. Os jovens cujos pais procuram este equilíbrio apresentam menores taxas de depressão e consumo de substâncias.
Discuta comportamentos de risco e suas consequências. Dê exemplo positivo (não fume!). Isto auxilia os adolescentes na antecipação e preparação para situações futuras.Respeite a independência e individualidade. Este processo integra a transição para a idade adulta. Reforce sempre a sua disponibilidade para apoio quando necessário. A adolescência pode assemelhar-se a uma montanha-russa. A manutenção de relações positivas e respeitosas entre pais e filhos durante este período permite que a família (tente) desfrutar desta viagem!
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