sábado, 28 de dezembro de 2024

Sarilhos... e Andarilhos.

    Os andarilhos infantis, também chamados de "voadores" ou "aranhas", são dispositivos com rodas que ajudam os bebés a moverem-se sozinhos, empurrando-se com os pés enquanto estão sentados. Apesar de parecerem seguros e úteis, na verdade, representam muitos perigos para os bebés e preocupam os profissionais de saúde. Os riscos são bem maiores do que os possíveis benefícios. Estes dispositivos são frequentemente promovidos como uma forma de entretenimento para os bebés, mas os pais devem estar atentos às suas verdadeiras implicações.

Dados Preocupantes em Portugal

    Em Portugal, cerca de 650 crianças por ano sofrem acidentes graves relacionados com andarilhos e precisam de cuidados hospitalares (Fonte: Direção-Geral da Saúde, 2023). Estes dados mostram como é importante alertar os pais sobre os perigos deste dispositivo. Os acidentes variam desde lesões leves até ferimentos graves, como traumatismos cranianos, que podem ter consequências duradouras na saúde e no desenvolvimento das crianças. 

    


Além disso, a elevada incidência de acidentes em países como Portugal reflete um padrão global. Estudos internacionais apontam que milhares de crianças sofrem anualmente com as consequências do uso inadequado desses dispositivos, destacando a necessidade de regulamentações mais rigorosas ou mesmo a proibição do seu uso.

Principais Perigos e Implicações
  • Quedas: Como o andarilho permite que o bebé se mova rápido, há mais chances de ele cair de escadas, desníveis ou pisos irregulares, podendo sofrer lesões graves. Estes acidentes podem incluir fraturas, ferimentos na cabeça e outros danos significativos que exigem atenção médica imediata.
  • Acesso a Perigos: Com o andarilho, os bebés alcançam objetos perigosos, como tomadas, produtos de limpeza ou utensílios cortantes, aumentando o risco de acidentes como intoxicação ou cortes. Além disso, podem ter acesso a superfícies quentes, como fornos e fogões, resultando em queimaduras graves.

Impacto Negativo no Desenvolvimento Motor

    Ao contrário do que muita gente pensa, os andarilhos não ajudam os bebés a aprender a andar mais rápido. Isso acontece porque os pais têm a sensação de que o bebé está mais confiante, mas na verdade ele não está a desenvolver os músculos e o equilíbrio necessários para andar sozinho. Além disso, usar andarilhos pode atrasar o processo de andar e levar a posturas erradas, como andar nas pontas dos pés, o que prejudica o desenvolvimento motor.

    Outro problema significativo é que os andarilhos reduzem o tempo que o bebé passa no chão, onde poderia estar a explorar livremente, gatinhar e fortalecer os músculos das pernas e do tronco. A falta dessas experiências naturais pode atrasar marcos importantes do desenvolvimento, como ficar de pé sem apoio e dar os primeiros passos de forma independente.

Recomendações da Comunidade Científica

    Organizações como a American Academy of Pediatrics (AAP) e a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) são contra o uso de andarilhos. Elas apontam os riscos de acidentes graves e atrasos no desenvolvimento motor. Por exemplo, o Boletim de Saúde Infantil e Juvenil alerta: "Os andarilhos provocam muitos acidentes: quedas, entalões, queimaduras, pancadas na cabeça, e não ajudam a andar, pelo contrário, podem atrasar".

    Além disso, em alguns países, como o Canadá, os andarilhos foram banidos devido à quantidade alarmante de acidentes. Estas medidas mostram um esforço global para proteger as crianças de dispositivos potencialmente perigosos, incentivando alternativas mais seguras.

Alternativas Seguras

    Em vez de andarilhos, existem opções seguras e saudáveis para ajudar no desenvolvimento motor dos bebés:

  • Tapetes de Atividades: Dão ao bebé um espaço para brincar em segurança, fortalecer os músculos e desenvolver a coordenação motora enquanto explora texturas e objetos. Estes tapetes incentivam o bebé a rolar, gatinhar e explorar o ambiente ao seu ritmo.
  • Parques Infantis: Espaços seguros onde os bebés podem gatinhar, brincar e aprender a ficar de pé, fortalecendo as pernas e o equilíbrio. Estes parques também promovem a interação com brinquedos educativos, estimulando habilidades cognitivas e sociais.
  • Centros de Atividades Estacionários: Mantêm o bebé seguro enquanto ele interage com brinquedos e atividades que ajudam a desenvolver músculos e coordenação. Além disso, oferecem uma experiência sensorial rica que contribui para o desenvolvimento global da criança.

Benefícios das Alternativas

    As alternativas aos andarilhos não apenas evitam os riscos associados, mas também promovem um desenvolvimento mais saudável e natural. O uso de tapetes e parques, por exemplo, cria oportunidades para os bebés fortalecerem os músculos e praticarem habilidades motoras essenciais. Além disso, essas alternativas proporcionam aos pais maior tranquilidade, sabendo que o bebé está em um ambiente seguro e controlado.

Conclusão

    Apesar de parecerem uma boa ideia, os andarilhos trazem mais riscos do que benefícios para os bebés. A melhor escolha é usar alternativas seguras e criar um ambiente onde o bebé possa brincar e aprender a andar de forma natural e saudável. Ao optar por estas alternativas, os pais estarão a promover o crescimento equilibrado e a evitar situações que podem comprometer o bem-estar e a segurança dos seus filhos.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Desenvolvimento Infantil: do Nascimento aos 2 Anos de idade

    O desenvolvimento infantil pode ser definido como o conjunto de processos pelos quais a criança adquire habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais, permitindo a interação com o ambiente de maneira cada vez mais sofisticada. Por exemplo, desde os primeiros movimentos reflexos e tentativas de erguer a cabeça até a formação de frases simples e demonstrações de empatia, o desenvolvimento segue um curso dinâmico e multifacetado, com grandes variações interindividuais.

    Entender esses processos é essencial para profissionais da área da saúde e da educação infantil, especialmente porque existe uma grande diversidade nos tempos de aquisição das diferentes habilidades. As idades mencionadas são indicativas e não absolutas, pois cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento. Por exemplo, há crianças que começam a caminhar aos 9 meses, enquanto outras apenas aos 18 meses, ambas dentro do intervalo considerado normal.
   Essa variabilidade ilustra a riqueza e diversidade no desenvolvimento infantil. Essa variabilidade reforça a importância de avaliar o progresso de forma individualizada, permitindo a identificação de marcos e sinais de alerta. Os estímulos externos, como brincadeiras interativas e um ambiente seguro e amoroso, têm um papel crucial na promoção do desenvolvimento. Ademais, a relação afetuosa entre cuidadores e crianças cria uma base essencial para o bem-estar emocional e o progresso motor e cognitivo. 
       Portanto, estimular a criança pequena com interações sociais positivas, cuidado amoroso e uma nutrição adequada é fundamental para promover o crescimento sólido e saudável. Por exemplo, brincar ao "cucu!" pode ajudar a fortalecer o vínculo emocional e promover habilidades sociais iniciais, enquanto oferecer alimentos variados e equilibrados estimula o paladar e apoia o desenvolvimento físico. Atividades como leitura de histórias ilustradas ou cantigas infantis ajudam a expandir a linguagem e a audição, criando uma rotina rica em estímulos positivos.

1. Motricidade Grossa

  1. Nascimento - 1 mês: Reflexos primitivos dominam (como o reflexo de Moro e o reflexo de preensão). A criança levanta brevemente a cabeça, mantendo-a por 3 a 5 segundos quando colocada de barriga para baixo. Sinal de alarme: Ausência de reflexos ou dificuldade para erguer a cabeça.
  2. 2-3 meses: Levanta a cabeça e o peito em posição ventral, começando a mover as pernas de forma coordenada. Sinal de alarme: Incapacidade de levantar a cabeça.
  3. 4-5 meses: Sustenta a cabeça com firmeza, rola de barriga para as costas, tenta alcançar objetos. Sinal de alarme: Não rolar ou manter a cabeça ereta.
  4. 6-7 meses: Senta com apoio e, posteriormente, sem apoio. Pode balançar o corpo como pré-gatinhar. Sinal de alarme: Não tenta sentar ou se sustentar sozinho.
  5. 8-10 meses: Começa a gatinhar, puxa-se para ficar de pé com apoio. Sinal de alarme: Não apresenta tentativas de mobilidade.
  6. 11-12 meses: Anda com apoio em móveis, pode dar os primeiros passos sem suporte. Sinal de alarme: Incapacidade de sustentar peso nas pernas.
  7. 12-18 meses: Caminha sozinho, tenta correr, sobe degraus com ajuda. Sinal de alarme: Não anda até os 18 meses.
  8. 18-24 meses: Corre, sobe e desce escadas com apoio, chuta bola e pode tentar saltar. Sinal de alarme: Falta de equilíbrio significativo ou dificuldade motora global.

2. Visão e Motricidade Fina

  1. Nascimento - 1 mês: Fixação breve em objetos próximos, preferência por rostos humanos. Sinal de alarme: Ausência de fixação visual.
  2. 2-3 meses: Segue objetos com o olhar em diferentes direções, explora as próprias mãos. Sinal de alarme: Incapacidade de seguir objetos visuais.
  3. 4-5 meses: Alcança e segura objetos, leva-os à boca. Sinal de alarme: Não tenta agarrar objetos.
  4. 6-7 meses: Transfere objetos entre as mãos, melhora a coordenação motora fina. Sinal de alarme: Não realiza transferência entre as mãos.
  5. 8-9 meses: Desenvolve preensão em pinça (polegar e indicador), manipula pequenos objetos. Sinal de alarme: Dificuldade com preensão fina.
  6. 9-12 meses: Aponta com intenção e manipula brinquedos pequenos. Apontar com intenção demonstra capacidade de atenção conjunta, um marco no desenvolvimento comunicativo. Para estimular essa habilidade, os pais podem seguir o olhar da criança e nomear os objetos de interesse, reforçando a conexão entre o gesto e a comunicação verbal. Sinais de alarme: Ausência de apontar ou interesse por objetos até 12-15 meses.
  7. 12-18 meses: Folheia páginas de livros, desenha linhas simples com lápis grosso. Sinal de alarme: Dificuldade em manipular objetos ou usar ferramentas simples.
  8. 18-24 meses: Constrói torres de blocos, usa utensílios como colher ou garfo. Sinal de alarme: Falta de coordenação motora fina funcional.


3. Audição e Linguagem



  1. Nascimento - 1 mês: Reage a sons altos e reconhece a voz da mãe. Sinal de alarme: Ausência de reação a estímulos sonoros.
  2. 2-3 meses: Emite sons guturais, responde ao contato visual durante interações. Sinal de alarme: Ausência de vocalizações.
  3. 4-6 meses: Balbucia sílabas simples ("ba", "da"), reage ao próprio nome. Sinal de alarme: Falta de balbucio.
  4. 7-9 meses: Balbucio mais complexo e imitação de entonações. Sinal de alarme: Falta de tentativa de imitar sons.
  5. 10-12 meses: Primeiras palavras com significado, segue comandos simples acompanhados de gestos. Sinal de alarme: Falta de palavras funcionais.
  6. 12-18 meses: Expande vocabulário, reconhece partes do corpo. Sinal de alarme: Não aponta ou tenta comunicar.
  7. 18-24 meses: Forma frases simples e compreende questões básicas. Sinal de alarme: Não usa combinações de palavras.

4. Social e Emocional
  1. Nascimento - 1 mês: Contato visual frequente, choro para expressar necessidades. Sinal de alarme: Falta de interesse visual.
  2. 1-3 meses: Sorriso social emerge como resposta a interações. Sinal de alarme: Ausência de sorriso social.
  3. 4-6 meses: Riso espontâneo e interação ativa com cuidadores. Sinal de alarme: Não responde a brincadeiras.
  4. 6-9 meses: Demonstra preferências por pessoas conhecidas, estranha desconhecidos. Sinal de alarme: Falta de discriminação social.
  5. 10-12 meses: Procura ativamente atenção e imita gestos simples. Sinal de alarme: Não procura interação social.
  6. 12-18 meses: Faz brincadeiras de imitação e ajuda em pequenas tarefas. Sinal de alarme: Não demonstra interesse em brincar.
  7. 18-24 meses: Mostra empatia, brinca ao lado de outras crianças. Sinal de alarme: Ausência de habilidades sociais emergentes.
O QUE FAZER EM CASA PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO?

1. Motricidade Grossa
  1. Nascimento - 3 meses: Coloque a criança de barriga para baixo (“tummy time”) por curtos períodos diariamente para fortalecer os músculos do pescoço e tronco. Use brinquedos ou um espelho posicionado ao nível dos olhos para encorajar a elevação da cabeça.
  2. 4-6 meses: Incentive o rolar para ambos os lados ao posicionar brinquedos coloridos ao lado da criança. Para estimular o sentar: Sente a criança com apoio (como almofadas ou no colo) para fortalecer os músculos posturais. Gradualmente, reduza o suporte para encorajar o equilíbrio independente. Brinquedos colocados ao alcance incentivam a interação enquanto está sentada.
  3. 7-9 meses: Use brinquedos que estimulem a criança a gatinhar: crie um percurso no chão com objetos coloridos ou brinquedos desejáveis fora do alcance imediato para incentivar o movimento em direção a eles. Use superfícies seguras e confortáveis, como um tapete, para evitar desconforto.
  4. 10-12 meses: Proporcione móveis seguros, como mesas baixas ou cadeiras firmes, para a criança apoiar-se enquanto tenta ficar em pé ou andar. Alternativamente, brinquedos de empurrar ou carrinhos estáveis podem ser usados para incentivar os primeiros passos com segurança. Segure as mãos da criança enquanto ela dá os primeiros passos. Coloque brinquedos ou objetos motivadores a curta distância para incentivá-la a caminhar em direção a eles.
  5. 12-24 meses: Crie circuitos simples com almofadas ou brinquedos para incentivar movimentos como subir, descer e saltar.
2. Visão e Motricidade Fina
  1. Nascimento - 3 meses: Pendure brinquedos suspensos com cores contrastantes acima do berço para estimular o seguimento visual.
  2. 4-6 meses: Ofereça brinquedos leves e fáceis de segurar para estimular a preensão palmar.
  3. 7-9 meses: Apresente caixas de encaixe ou brinquedos com texturas diferentes para manipulação.
  4. 10-12 meses: Introduza atividades como empilhar blocos ou brincar com potes que possam ser abertos e fechados.
  5. 12-24 meses: Incentive o uso de giz de cera grosso para rabiscos e ajude a construir torres de blocos mais altos.
3. Audição e Linguagem
  1. Nascimento - 3 meses: Converse frequentemente com a criança, imitando sons que ela emite.
  2. 4-6 meses: Cante músicas infantis e use brinquedos que produzam sons para manter o interesse auditivo.
  3. 7-9 meses: Leia livros ilustrados simples, nomeando os objetos e incentivando a criança a observar as imagens.
  4. 10-12 meses: Use comandos simples como “dê-me” ou “adeus” enquanto realiza os gestos correspondentes.
  5. 12-24 meses: Estimule a formação de frases simples, como “eu quero”, apontando para objetos desejados.
4. Social e Emocional
  1. Nascimento - 3 meses: Responda ao sorriso da criança e ofereça contato visual frequente.
  2. 4-6 meses: Brinque ao “fazer cucu” e outras interações sociais que envolvam turnos.
  3. 7-9 meses: Incentive o estranhamento de desconhecidos em ambientes seguros, reforçando o vínculo com os cuidadores.
  4. 10-12 meses: Imite gestos simples da criança e incentive brincadeiras como bater palmas.
  5. 12-24 meses: Promova brincadeiras em grupo ou com outras crianças para estimular a empatia e habilidades sociais. Exemplos incluem partilhar brinquedos durante a brincadeira, jogos de turnos como passar uma bola ou construir algo em conjunto, e atividades como jogos de faz-de-conta que incentivam a cooperação e a comunicação.
CONCLUSÃO

    O desenvolvimento infantil é um processo multifacetado que exige um ambiente de cuidado, amor e interações significativas. 

    Os estímulos oferecidos por cuidadores desempenham um papel central no suporte aos marcos de desenvolvimento e na identificação precoce de atrasos. 

    Assim, profissionais e cuidadores devem trabalhar em parceria para criar condições que favoreçam o crescimento integral da criança, promovendo sua saúde e bem-estar.

sábado, 21 de dezembro de 2024

Natal, Prendas e Comportamento. Qual a relação?

"Se te portas mal o Pai Natal não te traz presentes..."
"Olha que o Pai Natal vê tudo o que tu fazes..."
"Se não tirares boas notas diz adeus à prenda que pediste no Natal..."



Afirmações destas são comuns nas mais diversas conversas, seja em ambiente familiar, em locais públicos, nas salas de aula…. Valem uma boa reflexão tal é a angústia que muitas crianças e até os próprios pais sentem com o peso destas palavras!

Podemos colocar várias questões:

  • Porquê utilizar o Natal como recompensa ou castigo se não o é? Qual é afinal o verdadeiro espírito de Natal? O Natal é uma festa da família independentemente de tudo o que possa acontecer na nossa vida. Natal é amor, é família, é conexão, harmonia, é celebração!!! Valores mais altos se erguem do que um comportamento desadequado ou uma baixa nota escolar.
  • Por falar em notas escolares.... Será legítimo punir uma criança nos presentes de Natal se as verdadeiras causas do insucesso escolar residem na falta de motivação, gestão de tempo, gestão emocional, fatores do contexto, entre outras? Há vida para além da escola!
  • Porquê fazer ameaças às crianças se na maior parte das vezes não se cumpre? Ou os adultos passam por mentirosos ou entram em absoluto descrédito porque "falam, falam, falam e depois não é nada!"
  • Compreendendo e aceitando a importância de passar à criança a noção de consequência, não deverá esta estar diretamente associada ao comportamento em si? Além disso, refletir e investir nas soluções sempre dá mais resultado do que focar nos problemas! Porquê apenas punir e não incentivar? No final das contas, nós queremos que os nossos filhos aprendam conquistando experiência de vida e desenvolvendo consciência e não que se sintam castigados e mal-amados por atos que muitas vezes nem eles próprios ainda têm maturidade para compreender e controlar!
  • Mesmo que as crianças nem sempre tenham comportamentos "adequados" (e isto daria uma bela outra conversa!) também têm comportamentos maravilhosos e são maravilhosas!

Para quê complicar?

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